segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Costa plebiscita à apoio a aliança com BE e PCP?

Costa, o Batatoon indeciso que se mandou pintar de branco, quer referendar a aliança PS, BE e PCP.  

Provavelmente, no seu pequeno mundo de presidente da câmara, a coisa funciona assim: se eu vencer no referendo, garanto a unidade do partido e os meus opositores ficam enfraquecidos sendo dissuadidos de avançar contra mim.

Nada mais tonto.

Por um lado dá-se o caso da deriva plebiscitária ser anti-democrática. Um referendo devia incluir não apenas os militantes, mas o universo que elegeu Costa nas primárias do PS - militantes e eleitores. Mas isso seriam novas primárias e Costa não quer isso pois não? Além de que devia incluir as possibilidades alternativas. Assim devia referendar pelo menos as seguintes hipóteses muito práticas:

#1 Derrubo o governo de Passos Coelho e faço um aliança com o BE e o PC.

#2 Derrubo o governo Passos Coelho e tento governar sem alianças, tal como fez Guterres.

#3 Não derrubo o governo Passos Coelho e deixo passar o orçamento

Alguns perguntarão: derrubo como? Sim derrubo pois não se espera que as instituições, como a PR, fiquem paradas enquanto o segundo partido, o derrotado, brinca aos plebiscitos. Quando o plebiscito ocorrer já haverá um governo nomeado. 

Pois é bebé.

Depois há aquele detalhe chamado eleições presidenciais. O referendo Costa mata Belém e mata Nódoa. Esmaga o PS nas presidenciais. Ou seja, Costa depois de afundar o PS nas legislativas vai afundá-lo nas presidenciais. Isso é capaz de ser debatido dentro da choldra.

Pois é bebé.

Depois nada garante que a sua oposição interna, de Belém a Assis, de Sousa Pinto a Beleza, aplaudam a iniciativa e alinhem com ela. Podem, por exemplo considera-la anti-democrática pois não apresenta aos militantes as possibilidades alternativas que acima explanei. Podem dizer que é melhor dirimir isso em congresso, pois o assunto merece debate e não plebiscito. Podem dizer que tem de  se desencadear já a escolha do novo líder em primárias ou congresso.

Pois é bebé.

Há, por outro lado, o caso da roubalheira Sócrates. O caso não está parado e vai avançar enquanto Costa lixa o PS nas presidenciais. Costa fugiu do caso na campanha eleitoral, mas, Costinha, Beleza que diz que não há presos político vai esfregá-lo na tua cara na campanha interna.

Pois é bebé.

Caso Costa não aceite o debate democrático interno em congresso e queira o populismo plebiscitário, pode a oposição boicotar o referendo e dissociar-se dos seus resultados. Ora os deputados da oposição a Costa dentro do PS mais o PSD e o CDS têm maioria no parlamento.

Pois é bebé.

Pode o PR dizer que se o PS não deixa passar o orçamento, dada a guerra interna no PS tem de deixar Passos a governar por duodécimos, sem orçamento e forçando antecipadas em 2016. Nessas antecipadas o PS seria? Esmagado não é?

Pois é bebé. 

Não basta ter a SIC, a TSF e o Público na mão. É preciso ter cérebro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário