quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os tontos, os ativos e a estatística do desemprego

O PS e o BE estão aflitos com a melhoria do país. Quanto mais o país melhora mais o PS insulta o governo.

Lembraram-se essas almas agora de dizer que os dados do INE são falsos porque subestimam o desemprego.

Não são 12,5 % dizem os excitados. São uns 15% ou 16%, juram, sabe-se lá porquê. Dizem, entre outras coisas, que são pessoas em idade ativa que deixam de procurar emprego, mas isso não faz sentido. Em tempos de crise as pessoas em idade ativa passam muito menos a inativos. Na década de sessenta / setenta sim, não havia desemprego e proliferavam os hippies, as mulheres que optavam por ser donas de casa etc. Porquê? Porque se e quando quisessem um emprego era só dizerem e este aparecia. Já em ambiente de crise há sempre familiares desempregados e toda a gente aproveita as oportunidades de emprego mal aparecem pois pode não surgir outra tão cedo. Doentes fingem ser sãos, mães vão trabalhar, avôs arregaçam as mangas. Portanto diferença acrescida pelo aumento de inativos é que não é. No que toca à emigração esta cresceu por múltiplas razões e vemos sair para fora tanto desempregados com empregados.

Assim o desvio de que a oposição fala só pode ser por erro do INE, aparentemente com dolo.

Só que isso é ideia tonta.

A diminuição do desemprego e o aumento do emprego andam juntos, certo?
Se o INE tira 3,5 % ao desemprego para fazer fretes ao governo (e era bom saber quais das centenas de colaboradores é que falsificam os dados, em que fase, como e, principalmente, porque é que não há provas disso, porque que é que não há dentro do INE ninguém que denuncie a burla) então já o fazia em 2012 pois era o mesmo governo e, assim,  quando diziam oficialmente que eram 17,5% na verdade eram 21%. Certo?

Ora se em vez de baixar de 17,5% para  12,5%, o desemprego  baixou de 21% para 16% a queda foi exatamente igual. Ora como para votarmos o que nos interessa é a mudança pois é a mudança que mais determina o futuro e é a mudança que significa que a economia está a criar emprego e estando o desemprego a cair brilhantemente 2% ou 2,5% ao ano porque raio havíamos nós de votar PS ou BE?

Para voltarmos ao tempo em que o desemprego crescia mesmo antes da crise?

É preciso ser um poucochinho para não perceber que o que interessa é a diminuição do desemprego que todos sabemos ser alto, seja esse número o verdadeiro (12,5%) ou o que o PS e o BE inventam.

Sem comentários:

Enviar um comentário