segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sérgio Figueiredo chama nomes (ou a apoplexia do lambe-botas (via Insurgente))

Dei com o artigo de opinião de Sérgio Figueiredo no DN em que este insulta Santos Silva como nem Galamba insulta Passos Coelho.

Segundo Sérgio Figueiredo, Santos Silva tinha-lhe chamado nomes feios antes disso, nomeadamente tê-lo-ia qualificado de agir com cobardia.

Acredito que sim. 

Mas ao ler o artigo de Sérgio Figueiredo, publicado no Diário de Notícias, fiquei pasmado. Há muito tempo que não via um jornalista insultar com cobardia um político, usando um nível tão baixo. Não gosto de Santos Silva, mas a lista de impropérios e a sua densidade deviam levar a TVI a demitir o Sr. Figueiredo imediatamente.

Aqui vai a lista de insultos, a que junto uma da diatribe infantil (seguida de ponto de interrogação), tudo por escrito e num Jornal de grande circulação:

- Monólogo patético e deprimente
- Nem os caranguejos andam para trás (sim, andam para o lado, e depois?)
- Frouxo e roxo
- Asqueroso
- Sonso
- Cínico
- Contamina o ar que respiramos
- Irritante
- Vaidoso
- Arrogante
- Mesquinho
- Miserável
- Obsessivo
- Hipócrita
- Sem escrúpulos
- Malformado
- Imbecil
- Cospe para o chão
- Morre afogado num copo de água
- Soez
- Traiçoeiro
- Egocêntrico
- Malcriado

Tudo isto num único artigo que, percebe-se bem, podia continuar páginas e páginas até que acabassem os insultos disponíveis na nossa lingua.

Num único artigo.

Imagine-se que um jornalista escrevia sequer coisa parecida num país civilizado.

Não se trata de uma adjetivação depreciativa ou duas ou três, fundamentadas num antagonismo compreensível e proporcional, expressas num meio de comunicação de baixa penetrância.

Trata-se de um ataque sem limites num jornal de grande circulação ao nome de uma pessoa que até muito recentemente Sérgio Figueiredo elogiava (ver um mail no próprio artigo). Elogiava até em demasia, vergando a coluna.

Agora o Sérgio diz que lhe saltou a tampa, que é muito homem e que demorou este tempo todo até  chamar os nomes que chama a Santos Silva porque estava tentar aguentar a disenteria.

Sérgio Figueiredo, percebe-se, foi tratado de cima para baixo por Santos Silva e não teve capacidade de lhe responder precocemente, tentando a técnica do lambe-botas. Lambeu, lambeu e agora vai para o DN e vomita tudo. Já se percebeu que os donos do  DN têm medo que o PSD ganhe as eleições, mas nem isso chega para explicar a apoplexia do Serginho.

Não gosto da figura pública de Santos Silva. É um homem inteligente e culto, mas é arrogante e belicoso.

Nada que se compare com a vermicular verborreia do Serginho.

Ou o Santos Silva o põe em tribunal ou sai muito mal desta história.

Não conheço pessoalmente nenhum mas em política o que parece é e quer Santos Silva quer o Serginho são a imagem do regime e do país.

Se não são como parecem, façam-nos o favor de parecer outra coisa.



Sem comentários:

Enviar um comentário