terça-feira, 28 de julho de 2015

31 da Armada: o Xico da Atalaia não percebe ou quer dar um golpe de estado?

Explicadinho na caixa de comentários do 31:

Caro Xico,
tem de compreender que se uma pessoa encaixa dois ou três milhões de euros, mesmo que legitimamente, pode não se ter lembrado de guardar os papeis que documentam a origem do dinheiro. Se fossem dois ou três mil milhões isso sim, já se percebia, c'os diabos, que o sujeito tivesse um TOC que lhe guardasse a papelada. Mas em Portugal NINGUÉM tem dois ou três mil milhões.

No que toca à malta que sacou os tais milhões ilegitimamente e portanto não tem documentos legais que justifiquem o dinheiro, é uma violência indigna dum Estado de Direito caçá-los por essa via. Porquê? Porque sim.

Imagine bem: um tipo rouba uns milhões de euros manipulando concursos públicos contra um depósito numa off-shore. Passa a comprar casas de luxo, viajar sempre em primeira, circular de motorista em carro topo de gama, almoçar em rodas de amigos em que quem paga tudo é o boss, tem sempre dois advogados atrás que ameaçam com processos quem o critica, deixa de ter de trabalhar e dedica o dia todo ao lobbying. Imagine isso. Agora imagine que, do nada, aparece um bófia ou um magistradozeco  e desata a exigir explicações, donde vem o dinheiro e o caraças. Não vê o estrago que isso provoca na qualidade de vida do sujeito? Não vê a grande fotografia? O mal que isso provoca ao passar a mensagem que para se subir na vida tem de se estudar, trabalhar, empreender tudo dentro da porcaria e da banalidade da lei comum? Então e os grandes talentos? Os AlCapones?

Não se apercebe do populismo de exigir autenticidade e transparência?

Você quer dar um golpe de estado? Quer derrubar a rede da cleptocracia que se foi instalando lentamente ao longo de 40 anos de regime? Seu Passos de m...

Sem comentários:

Enviar um comentário