terça-feira, 30 de julho de 2013

Maria Luis Albuquerque mentiu? V

Não ouvi as declarações do ex-ministro Vitor Gaspar, tendo apenas lido a transcrição das suas declarações na imprensa.

Vitor Gaspar disse em súmula:

#1 Toda a gente que trabalha naquela área sabia da existência de contratos SWAP nas empresas públicas.

Isto havia sido antecipado por mim quando escrevi no post "Maria Luis Albuquerque mentiu?  IV" que num país com 10.000.000 de habitantes, metade dos das grandes metrópoles, as pessoas sabem das coisas bem antes de serem vertidas em papel.

O governo PS saberia concerteza do caráter "faustiano" desses contratos em que vendia a alma aos piores demónios da banca. Sabia e nada fez. O que não espanta pois se foi no seu governo que explodiram esses contratos...

Albuquerque, como todas os profissionais experientes, saberia muito antes de ser ministra da existência de contratos SWAP nas empresas públicas. Ela própria ajudou a celebrar contratos desse tipo, no seu caso muito lucrativos para o estado.

#2  Em relação a esse conhecimento geral, Teixeira dos Santos pouco ou nada acrescentou na pasta de transição entre ministros.

Ou seja, toda a gente sabia de contratos SWAP mas Teixeira dos Santos nada de relevante informou em relação ao caráter tóxico duma parte desses contratos.

Os contratos SWAP podem ser legítimos e esses manter-se-ão pois são um instrumento financeiro de diminuição de risco.

Já os contratos específicos, "faustianos", que no governo PS foram assinados em muitas EP, não dimínuiam os riscos - AUMENTAVAM-NOS. Por isso eram tóxicos para o estado.

A Troika desconfiava que alguma coisa escondida havia. Albuquerque não parou até os esclarecer e resolver.

Nem Teixeira dos Santos nem Costa Pina passaram a Albuquerque o caráter ilegítimo desses contratos tóxicos que favoreciam a banca e prejudicavam Portugal.

Não há problema em assinar contratos SWAP. São legítimos.

Há problema em assinar (como expliquei noutros posts) SWAPs tóxicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário